Características | |
Qtde Desejada: | |
Valor Total (R$): |
Calcule o Frete e o Prazo de Entrega | ||||
Digite seu CEP: | ||||
PRÉ VENDA de Ovos de Perdiz Chukar Cinza!!!
ENVIOS de acordo com ordem de compra
ATENÇÃO!!! NÃO ENVIAMOS PARA OS ESTADOS DE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL!!!
(Envio exclusivo por SEDEX)
Preço referente à dúzia
48 ovos + 8 ovos de brinde! (sem escolha do brinde).
Atenção: Ovos são enviamos de acordo com a ordem de compra.
Matrizes em postura, ovos sempre frescos...
Ave considerada doméstica, portanto não requer autorização do ibama para comercialização, reprodução e criação conforme anexo I da portaria 93/1998.
Ovos higienizados e embalados um a um!!!
Como se trata de produto perecível e a incubação depende de muitos fatores que não tenho como controlar...
Portanto:
Não damos garantia de eclosão...
Não faço reposição de ovos que não eclodirem...
Em caso de apreensão de mercadoria, roubo ou extravio será ofertado a reposição
da encomenda e o comprador arcará somente com o frete e custos de envio.
OBS: A compra de ovos não inclui e nem dá direito à Assistência ao processo de criação de filhotes e/ou aves em nenhum momento.
Só clique em comprar se tiver certeza e concordar com as condições!!!
Perdiz Chukar
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Alectoris
Nome Científico: Alectoris chukar
Características
A chukar é uma perdiz de 32/35 cm de comprimento, pesa até 800 gramas, com dorso marrom claro, peito cinza e barriga amarela. Os tons variam entre as várias populações. O rosto é branco com um colar preto. Tem pernas vermelhas e bico vermelho coral. Os sexos são semelhantes, a fêmea ligeiramente menor em tamanho e sem o esporão. A cauda tem 14 penas, a terceira primária é a mais longa, enquanto a primeira está no nível da quinta e da sexta primárias.
É muito semelhante à Perdiz da Rocha (Alectoris graeca) com a qual foi confundida no passado, mas é mais acastanhada no dorso e tem uma tonalidade amarelada no pescoço. O colar nitidamente definido distingue esta espécie da perdiz de patas vermelhas, que tem o colarinho preto quebrando em listras escuras perto do peito. O canto delas é um "chuck-chuck-chukar-chukar" barulhento do qual o nome é derivado. A perdiz Bárbara (Alectoris barbara) tem um colar marrom-avermelhado ao invés de preto com garganta cinza e rosto com coroa de castanha.
Distribuição e Habitat
Esta perdiz tem sua distribuição nativa na Ásia, incluindo Síria, Palestina, Israel, Líbano, Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão e Índia, ao longo das faixas internas do Himalaia ocidental ao Nepal . Mais a oeste, no sudeste da Europa, é substituída pela perdiz de patas vermelhas, a Perdiz Rufa (Alectoris rufa). Mal alcança a África na Península do Sinai. O habitat na faixa nativa é encostas rochosas abertas com grama ou arbustos dispersos ou cultivos. Em Israel e na Jordânia é encontrado em baixas altitudes, começando a 400 m (1.300 pés) abaixo do nível do mar na área do Mar Morto, enquanto nas áreas mais orientais é encontrado principalmente em uma altitude de 2.000 a 4.000 m (6.600 a 13.100 ft) exceto no Paquistão, onde ocorre a 600 m (2.000 pés). Elas não são encontrados em áreas de alta umidade ou chuva.
Foi amplamente introduzido como ave de caça e populações selvagens se estabeleceram nos Estados Unidos (Montanhas Rochosas , Grande Bacia , áreas desérticas altas da Califórnia), Canadá , Chile , Argentina , Nova Zelândia e Havaí. As introduções iniciais nos EUA foram feitas de populações coletadas do Afeganistão e do Nepal. Também foi introduzido em Nova Gales do Sul, na Austrália, mas as populações reprodutoras não persistiram e provavelmente estão extintas. Uma pequena população existe na Ilha Robben, na África do Sul desde que foi introduzida lá em 1964. O chukar cruza facilmente com a Perdiz Rufa (Alectoris rufa), e a prática de criação e liberação de híbridos criados em cativeiro foi proibida em vários países, incluindo o Reino Unido , pois é uma ameaça para as populações selvagens.
Sistemática e Taxonomia
A perdiz chukar faz parte de um grupo ainda não totalmente compreendido de "perdizes de pernas vermelhas". Variações de plumagem dentro da distribuição generalizada da perdiz chukar foram descritas e designadas como subespécies. No passado, o grupo chukar era incluído na Perdiz da Rocha (também conhecida como Perdiz Grega). A espécie da Turquia e mais a leste foi posteriormente separada de A. graeca da Grécia e da Bulgária e da Europa Ocidental.
Subespécies
Existem quatorze subespécies reconhecidas :
Comportamento e Ecologia
Fora do período de reprodução, as perdizes chukar são encontradas em pequenas enseadas, em grupos de 10 ou mais (até 50) aves. No verão, as chukars formam pares para procriar. Durante esse tempo, os machos estão chamando e lutando muito. Durante o inverno, eles descem para os vales e se alimentam nos campos. Eles cantam com frequência durante o dia e principalmente de manhã e à noite. A chamada é alta e inclui notas altas repetidas de "Chuck" e, às vezes, notas de "chuker" em dueto . Várias chamadas variando com o contexto foram anotadas. O chamado mais comum é um "chamado de alerta" que, quando reproduzido, provoca uma resposta dos pássaros e tem sido usado em levantamentos, embora o método não seja muito confiável. Quando perturbada, elas preferem correr em vez de voar, mas, se necessário, voa uma curta distância frequentemente descendo uma encosta com asas arredondadas, cantando imediatamente após o descer ao solo. Em Utah, EUA, os pássaros foram encontrados se alimentando em uma área de cerca de 2,6 km² e viajando até 4,8 km para obter água durante a estação seca. Descobriu-se que a área de vida era ainda menor em Idaho, EUA.
A época de reprodução é o verão; no Brasil na Primavera, podendo iniciar em agosto, setembro e outubro, de acordo com o clima local. Os machos executam exibições de petiscos, uma forma de alimentação de corte em que o macho bica a comida e uma fêmea pode visitar para bicar em resposta. Os machos podem perseguir as fêmeas com a cabeça baixa, as asas abaixadas e o pescoço afofado. O macho também pode realizar uma caminhada rígida com passos altos enquanto faz uma chamada especial. A fêmea pode então se agachar em aceitação e o macho monta para copular, enquanto agarra a nuca da fêmea. Os machos são monogâmicos na natureza. O ninho é feito no solo escassamente forrado, embora ocasionalmente uma cama de grama seja criada com uma depressão no centro. Geralmente, os ninhos são protegidos por samambaias e pequenos arbustos, ou colocados em buracos na encosta rochosa sob uma rocha saliente. Cerca de 7 a 14 ovos são postos. Os ovos eclodem em cerca de 23-25 dias. Em chocadeira os ovos devem ser colocados à temperatura de 37,7ºC e umidade de 55 a 60%. Em cativeiro, eles podem botar um ovo todos os dias durante a estação de reprodução, se os ovos forem coletados diariamente. Os filhotes juntam-se aos pais na alimentação e logo se juntarão aos filhotes de outros casais.
À medida que as jovens chukars crescem, e antes de voar pela primeira vez, eles utilizam a corrida inclinada com asa como uma transição para o voo adulto. Este comportamento é encontrado em várias espécies de aves, mas tem sido extensivamente estudado em filhotes de chukar, como um modelo para explicar a evolução do voo das aves .
Chukar se alimenta uma grande variedade de sementes e alguns insetos. Elas também ingerem areia. Na Caxemira, as sementes de uma espécie de Eragrostis eram particularmente dominantes em sua dieta, enquanto as dos EUA preferiam o Bromus tectorum. As aves que se alimentam de vegetação suculenta suprem suas necessidades de água, mas visitam águas abertas no verão.
As chukar se empoleiram em encostas rochosas ou sob arbustos. No inverno, as aves nos Estados Unidos preferem locais ou cavernas protegidas. Um grupo pode formar um círculo fechado com as cabeças apontadas para fora para conservar o calor e ficar atento aos predadores.
Os chukar às vezes são predados por águias douradas. Aves em cativeiro podem morrer de infecção por Mycoplasma e surtos de outras doenças, como Erisipela, New Castle e outras doenças de aves domésticas, embora com menor frequência, pois são consideravelmente mais resistentes.
Cultura
A chukar é a ave nacional da região do Curdistão do Iraque e compartilha esse título com o Paquistão . O nome é onomatopaico e as menções de chukor em sânscrito, do norte da Índia datam do Markandeya Purana (c. 250-500 DC). Na cultura do norte da Índia e do Paquistão, bem como na mitologia indiana , a chukar às vezes simboliza o amor intenso e muitas vezes não correspondido. Diz-se que está apaixonado pela lua e que a olha constantemente. Devido ao seu comportamento combativo durante a época de reprodução, são mantidos em algumas áreas como aves de combate.